BARALHO - SIMBOLOGIA E COMPORTAMENTO
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as
coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas; todas
são lícitas, mas nem todas edificam. 1 Coríntios 6.12; 10.23
Joguei muito baralho em minha adolescência. Não digo que
não seja agradável e divertido. Contudo, quando tomei consciência do que
passarei a compartilhar, decidi não mais me envolver com esse tipo de jogo que, a princípio inofensivo e
distrativo, tem uma simbologia implícita e pode afetar comportamentos explícitos.
Um pouco
sobre a simbologia
O verbo baralhar, ou embaralhar, significa meter
a desordem em; desordenar; andar às bulhas ou em contestações; misturar-se;
amotinar-se. Daí nasce o substantivo baralho, que traz o conceito de confusão,
conflito, desordem.
As cartas do baralho possuem uma simbologia com intencional significado
espiritual, muito embora sua precisa origem esteja carregada de mistérios e
perca-se na história da humanidade. Segundo Win Malgo, o baralho mais
comum dos dias de hoje foi criado no ano de 1392, para uso pessoal do rei
Carlos da França, quando este sofria debilidade mental.
O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e de seus mandamentos. Para sua criação maligna ele escolheu figuras bíblicas: o rei representa o diabo, a dama representa Maria, a mãe do Senhor. Assim, de modo blasfemo, fez do Senhor Jesus Cristo um filho de Satanás com Maria. Copas e ases representam o sangue de Jesus, o valete o próprio Senhor. Paus e outros símbolos representam a perseguição e destruição de todos os santos. Seu desprezo pelos dez mandamentos foi expresso pelo número dez das suas cartas.
O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e de seus mandamentos. Para sua criação maligna ele escolheu figuras bíblicas: o rei representa o diabo, a dama representa Maria, a mãe do Senhor. Assim, de modo blasfemo, fez do Senhor Jesus Cristo um filho de Satanás com Maria. Copas e ases representam o sangue de Jesus, o valete o próprio Senhor. Paus e outros símbolos representam a perseguição e destruição de todos os santos. Seu desprezo pelos dez mandamentos foi expresso pelo número dez das suas cartas.
Mas a simbologia vai além. A origem da palavra naipe em português e espanhol vem do
hebraico naibque quer dizer feitiçaria.
A intenção esotérica tem sido comumente utilizada por cartomantes que o
utilizam para prever o futuro e em diversas práticas de ocultismo. Dizem que
cada detalhe tem um propósito: 13 cartas por naipe, mesmo número de ciclos
lunares em um ano; preto e vermelho simbolizam dia e noite; 52 cartas no total, representam o número de
semanas em um ano; 4 naipes correspondendo às 4 estações do ano; somando todos
os valores das cartas, mais um que se
atribui a um coringa solo, o resultado é 365, mesmo número de dias no ano.
Um pouco
sobre o comportamento
No primeiro momento, é só
brincadeira e diversão. Logo nascem as conversas tolas, mexericos,
bisbilhotices sobre a vida alheia. O privado do outro torna-se a pauta: você
sabe da última?
Os que se aprofundam pelo caminho
das cartas facilmente tornam-se viciados nessa
prática. Mesmo que só para diversão, passam a praticá-la semanalmente, a cada
dois dias, ou até diariamente. Mal esperam a hora chegar do carteado. Abandonam
seus relacionamentos, ficam desatentos ao que se passa ao redor, pois estão
fixos na "diversão". Não percebem o distanciamento
progressivo da família e da própria vida.
Em termos gerais, um jogador
de cartas é
conhecido popularmente por ser manhoso, especulador, hipócrita, mentiroso, que
camufla suas intenções, esconde seu jogo, suas cartas.
Um golpista não confiável, que busca seus próprios interesses. Ao longo de seu
desenvolvimento no mundo das cartas - e é evidente que não é só o baralho que
capacita essas "virtudes" todas - aprendeu a adivinhar o jogo do adversário, buscando derrubá-lo em
todo o tempo, ainda que com mentira, embuste, blefe, dissimulação.
Aprende a fingir, suprimir, dar a entender o que não é verdadeiro, estabelecendo uma cumplicidade com o parceiro em não revelar o "roubo" do outro. Entra em conluio para prejudicar os outros, maquinando tramas para vencer. Não importam os meios, mas o fim. Tudo pelo crescente desejo insaciável de vencer, pois ninguém joga para perder.
Aprende a fingir, suprimir, dar a entender o que não é verdadeiro, estabelecendo uma cumplicidade com o parceiro em não revelar o "roubo" do outro. Entra em conluio para prejudicar os outros, maquinando tramas para vencer. Não importam os meios, mas o fim. Tudo pelo crescente desejo insaciável de vencer, pois ninguém joga para perder.
O último estágio é quando entram
as apostas no pedaço. De um jogo inocente, ou pelo mero prazer
de ganhar, nasce um jogo de azar. A
palavra azar é apropriada, pois é má
sorte, infortúnio, enguiço, infelicidade.
As apostas podem ser uma peça de roupa a ser tirada, ou dinheiro. O caminho se
aprofunda e sai totalmente do controle do jogador. Torna-se
escravo compulsivo e obstinado do vício e do sistema. Com a ilusão do ganho
fácil, muito arruinaram rapidamente as riquezas conquistadas duramente pelas
famílias ao longo de décadas. Junto com a jogatina, nascem a dependência química e muitas
outras desgraças fáceis de serem testemunhadas ao redor na sociedade.
Por essa breve reflexão, compreendi
que o jogo de baralho não convém, nem edifica, razão pela
qual não me deixarei dominar por ele. Existe muita alternativa mais saudável
para nos divertirmos sem tantos riscos. Divirta-se com consciência!
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