Você tem uma boa autoestima?

Escuta-se falar muitas vezes sobre autoestima, mas nem sempre as pessoas sabem ao certo o que significa. Então, o que é autoestima?

 Autoestima é a capacidade de sentir a vida, estando de bem com ela; é ter confiança no seu modo de pensar e de enfrentar os problemas. É perceber que você tem o direito de ser feliz e os outros também.

É importante deixar claro que autoestima não é egoísmo! Egoísta é aquela pessoa que quer o melhor, e quase sempre no sentido material, somente para si, não se importando com os outros. Quem possui uma autoestima elevada, tem como conseqüência amor e estima pelos outros. Ela quer o melhor para si, e para os outros também!

Muitas pessoas não se permitem ver as suas qualidades nem dizer que querem bem a si mesmas, via de regra porque acham que isso significa se vangloriar ou ser convencida ou até mesmo porque se deve amar os outros e não a si. Na Bíblia, lemos: “amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo” e muitos se esquecem do final da frase “como a ti mesmo”. Então se tenho uma baixa autoestima, se não amo a mim mesmo, como poderei amar ao próximo?!

Sendo assim, trazendo para o nosso dia-a-dia, se uma pessoa se sente insegura para enfrentar os problemas da vida, se não tem auto-confiança ou confiança em suas próprias idéias, isso é sinal de uma autoestima baixa. Também pode-se perceber uma baixa autoestima se falta a essa pessoa respeito por si mesma, se ela se desvaloriza e não se sente merecedora de amor e respeito por parte dos outros, se acha que não tem direito à felicidade, se tem medo de expor suas idéias, vontades e necessidades. E aqui não importa a ela as suas outras características positivas, ou suas qualidades, porque ela se vê mal.

Se você se percebe com alguma dessas características aqui vão algumas dicas para se cultivar uma boa autoestima. Lembre-se que essas dicas devem ser observadas constante e diariamente. Contudo, elas de nada valerão se você não percorrer o caminho do autoconhecimento através de um diálogo interno franco, ou seja, ter coragem de se ver, se encarar, se reconhecer. 

1. Viva conscientemente. Participe intensamente daquilo que você faz e enquanto o faz. Ou seja, viva o presente.

2. Auto-aceitação. Conseguir ouvir críticas ou idéias diferentes com tranquilidade. Isso se consegue quando constantemente se busca o reconhecimento de suas qualidades, defeitos, limitações, potenciais, tendências, etc. A pessoa com autoestima saudável não se envergonha em dizer, "Eu estava errado" porque conhece e reconhece suas limitações. E ter limitações não tem nada demais! 

3. Senso de responsabilidade. Cada um é responsável pela própria vida, pelo próprio bem-estar; Por isso, a pergunta diante de algum problema não é "De quem é a culpa?", mas "O que preciso/posso fazer?" Percebe como aqui já não transfiro meus problemas para outrém, e sim, assumo minhas responsabilidades; sou um ser ativo - e não passivo - diante da minha vida.

4. Respeito aos próprios valores e aos dos outros. Somos diferentes uns dos outros e, sendo assim, as pessoas não são obrigadas - nem você é obrigado - a pensar e ver as situações de maneira igual. Respeito por si e pelos outros é um bom indício de uma autoestima elevada.

5. Preste atenção em você. Perceba os seus pensamentos os negativos e positivos. Você não é os seus pensamentos, mas eles têm uma enorme força sobre a sua forma de ver a vida. Você pode melhorar a sua vida, mudando a qualidade de seus pensamentos. Isso é muito importante! Cultive pensamentos positivos e elevados - sempre pautados, é claro, na realidade. Procure abolir as lamúrias, julgamentos sobre si e os demais e as murmurações. Quando o pensamento negativo aparecer na tua mente não deixe que ele permaneça e te preencha.

Por fim, para se construir uma boa autoestima é fundamental ter uma nova percepção sobre sua vida. Aceitá-la como ela é! Bendiga a Deus por aquilo que Ele te dá hoje! E como fazer isso? Que tal começar parando já de reclamar! Aceite sua casa e seus bens (mesmo sendo pouco ou muito). Aceite as pessoas como elas são e, principalmente, se aceite como você é: seu corpo, sua personalidade. Mas, atenção! Aceitar não significa se acomodar com os problemas e dificuldades da vida. Deve-se sempre buscar a força para mudar o que se pode mudar, e a aceitação para o que não se pode. Fazendo assim, a vida se torna muito mais bela e tranquila de ser vivida. Experimente!


Fonte: http://psicologapatriciamedeiros.blogspot.com.br/2011/04/voce-tem-uma-boa-autoestima.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijaço gay nas escadarias da Igreja Católica de Florianópolis, na hora da missa

O Plano Demoníaco de Albert Pike Para a Implementação da Nova Ordem Mundial