Vai ser mais do que tudo que sempre desejamos - Ainda Melhor que o Éden


AINDA MELHOR QUE O EDEN

Um posto avançado do céu na terra. Isso é o que Eden foi quando "o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, no leste" (Gênesis 2: 8). Deus tinha grandes planos para este pequeno posto avançado.

Deus formou o primeiro homem, Adão, e “tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o trabalhar e guardá-lo” (Gênesis 2:15). Adão seria o jardineiro do jardim. Mas ele também deveria ser o guardião do jardim, o governante do jardim. Foi uma grande tarefa. Ele precisava de um ajudante.

Então Deus criou a mulher, Eva. Eles deveriam “ser frutíferos e multiplicar e encher a terra e subjugá-la, e ter domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre todos os seres vivos que se movem sobre a terra” (Gênesis 1:28). 

Claramente, um projeto de expansão estava em andamento. Era a intenção de Deus que o jardim se espalhasse para que toda a terra se tornasse um lar, um que ele compartilharia com seus portadores de imagem.

Do jardim ao templo

Como Adão e Eva trabalhavam e mantinham o jardim, o Éden crescia além de seus limites atuais, e a glória de seu governo real aumentaria.

Como Adão e Eva foram frutíferos e multiplicaram, mais descendentes à imagem de Deus viriam para glorificar a Deus, desfrutando-o para sempre.

Como Adão e Eva, que foram feitos à imagem de Deus, obedeciam a Deus, eles carregavam sua imagem de um modo ainda mais glorioso.

Mas o mal deslizou para dentro do jardim na forma de uma serpente, e Adão não conseguiu subjugá-lo. Em vez disso, Adão e Eva ouviram a serpente e transferiram sua lealdade para ele e para longe do Deus que os criou. Tendo se tornado pessoas profanas, eles não podiam mais viver neste posto avançado do céu na presença de um Deus santo, então eles foram enviados para o deserto ao redor.

Mais tarde, Deus criou outro posto avançado do céu. Era o Lugar Santíssimo no templo, onde ele desceu para habitar entre o seu povo. Mas apenas uma pessoa, o sumo sacerdote de Israel, poderia entrar neste posto avançado do céu e apenas uma vez por ano. E, eventualmente, essa santa habitação também foi suja pelo pecado humano.

Do templo para filho

Então, Deus enviou seu filho. Quando Jesus começou seu ministério, ele anunciou: “O reino dos céus está próximo” (Mateus 4:17). O céu invadiu a terra na pessoa de Jesus, o segundo Adão.

Ele veio para levar o pecado de um povo profano sobre si mesmo e para dar-lhes sua própria santidade perfeita.

Por quê? Assim, a intenção de Deus de que toda a terra seja um lar que Ele compartilhará com os portadores da Sua imagem se tornará uma realidade que seu povo desfrutará para sempre.

Jesus, o Rei do Céu, voltará a esta terra. E quando ele fizer isso, esta terra se tornará o céu. Não será apenas um pequeno posto avançado do céu cercado por um deserto como o Éden. 
Será muito mais expansivo. “A terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2:14).

Imagine assim: em todos os lugares que você olha, tudo o que você poderá ver será a bondade e a glória de Deus.

Como será o céu?

Quando o céu vier à terra, ele será preenchido com pessoas que carregam a imagem gloriosa de Deus. Todos que você encontrar serão completamente alegres, destemidamente autênticos e perfeitamente amorosos. E haverá tantas pessoas interessantes para conhecer - um “povo resgatado para Deus de toda tribo e língua e povo e nação” (Apocalipse 5: 9). Que alegria será estar rodeado de irmãos e irmãs de todas as idades que terão histórias para contar sobre como o Pai os escolheu, e o Filho os resgatou, e o Espírito os mudou e sustentou.
O Eden foi manchado quando Satanás invadiu o posto avançado do céu na forma de uma serpente, trazendo suas mentiras e rebelião, destruição e morte junto com ele. Mas quando o céu vier à terra, “nada impuro jamais entrará, nem quem fizer o que é detestável ou falso” (Apocalipse 21:27). Não haverá nada a temer, não há tentação para superar, não há motivo para vergonha. Não mais dor. Não mais morte. Segurança perfeita e interminável.

Os males do casamento do Éden serão superados.

Nós seremos “como uma noiva adornada por seu marido” e sempre seremos unidos a nosso fiel noivo (Apocalipse 21: 2). Na eternidade, como a noiva de Cristo, seremos totalmente amados pelo nosso santo esposo. Este, o melhor de todos os casamentos, nunca terminará.

A nudez do Éden será coberta.

Deus nos vestirá de linho branco lavado pelo sangue do Cordeiro. Nós nos vestiremos em trajes reais de justiça, dignos de reinar com Cristo. A sombra do descanso sabático, um dia em sete, dará lugar à substância de um dia eterno de desfrute de tudo o que Deus fez, tudo o que Deus fez e tudo o que Deus é.

A barreira para a árvore da vida no Éden será removida.

A árvore da vida que estava no meio do jardim do Éden estará lá, mas ela se expandirá para todos os lados do rio. Em vez de produzir um tipo de fruta, produzirá doze tipos de frutas. E em vez de uma safra de frutas por ano, produzirá uma nova safra de frutas a cada mês.

A abundância e a satisfação do novo céu e da nova terra excederão em muito o que Adão e Eva experimentaram no Éden. A incômoda sensação de descontentamento inerente à vida no deserto deste mundo terá desaparecido para sempre, pois o fruto dessa árvore nos satisfará plenamente e para sempre.

E não é só que o fruto desta árvore nos alimentará. As folhas desta árvore nos curarão. De fato, as folhas desta árvore curam tudo. 

Todas as cicatrizes deixadas pelo pecado serão curadas. Todas as feridas infligidas por palavras duras, a infecção de atitudes cínicas, a desfiguração do racismo - tudo será curado. Todas as cicatrizes emocionais deixadas pelo abuso, a relacional separação causada pelo divórcio, a discórdia social causada pelo orgulho, a corrupção governamental causada pela ganância - tudo será curado.

Muitas pessoas falam do que Deus está preparando para seu povo como uma restauração do Éden. Mas, meus amigos, é muito melhor que isso. O lar que Deus pretende compartilhar com seu povo por toda a eternidade será muito mais seguro, muito mais satisfatório, muito mais glorioso do que o Éden original. Um dia seu reino virá e sua vontade será feita na terra como no céu. Vai ser tudo o que sempre desejamos. Vai ser ainda melhor do que o Éden.

Autora: Nancy Guthrie é a autora de Even Better Than Eden: nove maneiras que a história da Bíblia muda tudo sobre a sua história. Ela e o marido recebem retiros para casais que enfrentaram a morte de uma criança. Ela também é a apresentadora do podcast Help Me Teach the Bible.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijaço gay nas escadarias da Igreja Católica de Florianópolis, na hora da missa

O Plano Demoníaco de Albert Pike Para a Implementação da Nova Ordem Mundial